terça-feira

QUANDO IR..


Em média chove durante todo ano, embora com grandes desigualidades geográficas, A época considerada mais propicía á viagm é a da gravana ou época seca (entre maio e Sentembro) apesar de ser frenquente o céu estar coberto de pequenas nuvens. A época das chuva (Setembro maio) é mais quente, apesar de ser também a mais húmida (os niveis de humidade do ar ultrpassam os 90%).

INFORMAÇÃO A FUMADORES:
Em S. tomé e príncipe, fumadores não são discriminados podendo-se fumar nos bares, restaurantes e hotéis. O tabaco é vendido na maioria dos restaurante mas a um preço elevado, bem como em alguns posto de venda de rua.Á volta do mercado municipal e mercado novo são mais acessiveis, dado ser possivel comprar tabaco em pacotes.

FOTAGRAFIA E VÍDEO:
Na viagem a S.tomé e príncipe é aconselhável levar material fotográfico abundante porque,além de ser difícil, A maioria dos santomenses, principalmente as crianças, gostam de ser fotográfados e, em muitas situações solicitam-no mas, pedem que lhes seja enviada uma cópia pelo que, se recomenda, a identificação de um ponto de referência para ser enviada postoriormente.


NOTA- Os ritmos mais dançados nas discotecas santomenses são:
NOMES DAS DANÇAS ORIGEM
Puita, Kadance ...... São tome/angola/cabo verde
Funáná, Cuduro... Cabo verde/angola
Dombolô,Kuassa-Kuassa... Congo/Zaire
Reguê,Pop, Rap.... Jamaica/américa

CONHECE O MERCADO:

Mercadao municipal-frutas e legumes dos quais se recomendam as diferentes variedades de banana (ouro, prata mançã e de assar);fruta pão (que deve ser assada antes de ser consumida),
jaca (que, por ser um fruto de grande dimensões mas depois de aberto é muito frágil, deve ser arranjada e colocada numa caixa de plástico antes do transporte para não se desfazer)mangustão, sape-sape, canjamanga, manga, mamão, ananás, safú(existe a crença quem come safu volta a São tome ).

ARTISANATOS LOCAL:
Os vendedores da rua oferencem a grande maioria das peças de artisanato mas a um preço negociável sendo recomendável discutir sempre os preço. É provavel que no final da estadia as crianças vendem artisanato na rua tenham adquirido alguma confiança consigo e lhe pençam para deixar uma recordação-um objecto como sapato ou t-shirte mesmo usada. Encontram-se as crianças que vendem artisanato em qualquer rua da cidade, bem como junto aos hotéis e também aceitam encomendas desde que se saiba ixactamente o que se pretende.

3 comentários:

Anônimo disse...

OH.. LUÍS TEU BLOGUE TA UMA MARAVILHA, TENS TALENTO, GOSTEI DE FAZER UMA VISITA GUIADA CONSIGO,TU VAZ LONGE CONTINUA ASSIM
JOKA
GABRIELA
João

Anônimo disse...

OH.. LUÍS TEU BLOGUE TA UMA MARAVILHA, TENS TALENTO, GOSTEI DE FAZER UMA VISITA GUIADA CONSIGO,TU VAZ LONGE CONTINUA ASSIM
JOKA
GABRIELA
João

Anônimo disse...

São Tomé e Príncipe está a tornar-se um destino turístico muito procurado pelos portugueses. O país é rico em paisagens naturais, mas só recentemente começou a valorizar estas potencialidades.